Conhece-te a ti mesmo

5 de set. de 2014

As Runas: Sowelu


Imagem de Anatoly Kudryavtsev©

O Sol 

Pronúncia: souélu

Nomes Alternativos: sigel, sig, sol, sun, sigi, sugil, saugil, sowulo 

Significados Tradicionais: o sol 

Palavras-chave: radiância, ativação, entusiasmo, iluminação, rejuvenescimento

Usos Práticos: traz luz às coisas para que sejam vistas como realmente são. Fornece conhecimento e força em tempos tumultuados.

Usos Mágicos: fortalecimento dos centros psíquicos, aumento da vontade espiritual, iluminação espiritual, vitória e sucesso através da vontade individual.

Desafio: seja generoso como o sol!

Correspondências: 
Fonema:
Regência Planetária: Sol 
Pedra: Rubi 
Flor: Erva-de-São-João 
Número:
Classe Social: Operária 
Cor: Amarelo 
Mitos e Deidades: Sunna. Sagrado a Balder - o belo deus. A Roda Solar.
Tarô: Sol 
Período do Dia: das 13 às 14 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Há um tema recorrente universalmente, que diz que o Sol tem a habilidade de derrotar o mal. Em Latim, por exemplo, um dos títulos do Sol é “Invicto”, porque em qualquer batalha entre a Luz e a Escuridão, o Sol sempre sairá vitorioso. 

Simbolicamente, SOWELU representa o Sol no alfabeto rúnico, sendo, portanto, uma runa de vitória, de salvação, de proteção espiritual, e das forças da luz e da ordem arranjadas contra aquelas do caos e da escuridão. Seu aparecimento em um lançamento rúnico é uma promessa de sucesso e realização. Também revela que qualquer oposição que se possa estar experimentando, quando da leitura, é certa de ser verdadeiramente derrotada. 

É particularmente propício se retirar SOWELU em um lançamento rúnico, já que, geralmente, ela indica que, já que é assegurada uma resolução do problema, podemos nos dar ao luxo de relaxarmos um pouco e deixarmos os eventos tomarem o seu curso. Essa é uma runa de grande poder, colocando a força vital ao nosso alcance, indicando uma época de regeneração, que desce até mesmo ao nível celular. É tempo de se refazer de decepções passadas, e alcançar um objetivo, atingir um ideal pelo qual se pode ter lutado por muito tempo. 

Quando circundada por runas de negócio, como RAIDO ou WUNJO, e por runas materiais como NYD, OTHILA e, às vezes, FEHU, SOWELU freqüentemente exprime a idéia de que se é um viciado em trabalho, o tipo de personalidade que não consegue diminuir o ritmo. Ela realmente tem, todavia, a capacidade de se divertir o tanto quanto trabalha, e vale a pena sugerir que se aprenda a redirecionar algo de sua energia para propósitos recreativos. Para este tipo de pessoa, uma mudança é tão boa quanto — e costumeiramente muito melhor do que — um descanso. 

SOWELU regularmente surge para enunciar que a tensão e preocupação ocasionadas pelas dificuldades começam a cobrar seu preço. Quando esse é o caso,  SOWELU  intima que se dê uma parada, pois de outra forma esgotará sua energia nervosa. Porém, um pouco de descanso e repouso são, provavelmente, tudo o que se precisa para restaurar o equilíbrio. 

Certas vezes, quando emparelhada com runas restritivas, SOWELU revela que se tem uma tendência a lamuriar-se incessantemente sobre seus problemas, enquanto, ao mesmo tempo, experimenta uma relutância em fazer qualquer coisa a respeito deles; porém, é mais usual, nessa situação, SOWELU indicar que se é o tipo de pessoa que quer ser o único árbitro de seu próprio mundo, assim como o Sol é o centro do sistema solar. E quando as circunstâncias não permitem que seja assim, tornamo-nos aflitos e angustiados. Runas acompanhantes para se observar nesse contexto são runas de destino e runas de atraso, tais como WYRD, HAGALL, NYD, THORN e ISA. A mais problemática destas é NYD, que é a antítese natural de  SOWELU, sendo ao mesmo tempo runa de destino e de atraso. 

Em comum com outros filósofos antigos, o xamã teutônico via o Sol como o símbolo da força vital, a essência da vitalidade de todas as coisas vivas, incluindo a humanidade. SOWELU é, destarte, uma runa de saúde, usualmente significando energia e força abundantes conjugadas a uma perspectiva mental positiva. 

Contudo, como nas outras runas sem reverso, SOWELU pode surgir meramente para indicar que há preocupação com a saúde. São as outras runas no lançamento que revelarão se há base para preocupação, e se houver, como a doença tende a progredir. Runas amplificadoras especialmente aquelas relacionadas ao fluxo da força vital (como KANO e TIR), ou restauração do equilíbrio entre mente e corpo (como GEBO, DAG e ING), indicam que se possui fortes poderes naturais de recuperação e resistência. Sob essas circunstâncias, geralmente, o corpo expulsa rapidamente a doença, causando ao paciente o mínimo de debilidade e desconforto. 

Quando o lançamento rúnico consiste numa mistura de runas restritivas e amplificadoras, deve-se consultar com um médico, não alarmando demais: simplesmente apontando que o trabalho deste profissional é curar ou, ao menos, aliviar nossas dores. A esse respeito, é útil notar que ASS, JERA ou MANN em associação a SOWELU significa que um diagnóstico correto facilitará uma recuperação acelerada. Também, as runas GEBO, DAG e ING revelam que um peso é retirado da mente como resultado de uma confiança crescente, tanto na habilidade do médico como na eficácia do tratamento prescrito.


Escrito originalmente por ©Fabrício César Franco em
http://parlenda.blogspot.com.br/2012/04/as-runas-sowelu.html

Este trabalho possui uma Licença Creative Commons
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!